Nova abordagem no treinamento de cães-guia no Brasil
Uma proposta inovadora que transforma o papel do tutor no treinamento de cães-guia. Conheça as vantagens, o método e os impactos positivos dessa abordagem.
Uma proposta inovadora que transforma o papel do tutor no treinamento de cães-guia. Conheça as vantagens, o método e os impactos positivos dessa abordagem.
O Cão guiAmigo surgiu da vivência e da necessidade de autonomia enfrentada por pessoas com deficiência visual, oferecendo uma alternativa inovadora ao modelo tradicional de cães-guia no Brasil.
Diferente do modelo convencional, no qual o cão é entregue pronto ao tutor, o projeto propõe que o tutor participe do treinamento desde o início da vida do cão, permitindo um vínculo profundo e funcional.
Esse modelo tem se mostrado viável e transformador, promovendo não apenas mobilidade, mas também autoestima, liberdade e protagonismo.
Como toda metodologia bem estruturada, a nossa também possui etapas fundamentais para garantir um resultado positivo e eficaz. Mas, antes de falar sobre o processo em si, é importante destacar algumas diferenças entre o nosso método e o modelo convencional de treinamento de cães-guia.
Muitas pessoas que chegam até o nosso blog têm pouco conhecimento sobre como funciona o processo tradicional de formação de cães-guia. Por isso, mostrar essas diferenças ajuda a esclarecer dúvidas e desmistificar conceitos.
No modelo tradicional de formação de cães-guia, algumas etapas são indispensáveis, como:
Esses dois pontos são fundamentais no sistema convencional, mas não fazem parte da nossa metodologia no Cão guiAmigo. Vamos entender por quê?
Essa abordagem foi cuidadosamente pensada para ser acessível e possível de ser aplicada mesmo com a complexidade natural do treinamento.
No nosso método, a fase de socialização acontece diretamente com o tutor e sua família. Pode parecer desafiador no início imaginar um deficiente visual cuidando de um cão desde os primeiros meses, mas temos muitos exemplos reais que provam que isso é não só possível, como eficaz e benéfico.
É importante deixar claro que nem todas as pessoas com deficiência visual estão aptas a ter um cão de assistência. Não basta querer ou achar que precisa — é preciso analisar cada caso com atenção, considerando, por exemplo:
Esses são apenas os pontos básicos. Em outros posts, abordaremos fatores que podem impossibilitar o uso de um cão de assistência em determinados casos.
Apesar do nosso foco inicial ser o apoio a pessoas com deficiência visual, o Cão guiAmigo também tem como objetivo expandir sua atuação para outros tipos de deficiência. Queremos auxiliar pessoas com necessidades diversas, com cães treinados para atividades como:
Este post é apenas uma introdução. Para aprofundar seu conhecimento sobre o universo dos cães de assistência e nossa metodologia, continue explorando nosso blog! Temos muitos artigos que se completam e se conectam, ajudando você a entender cada etapa do nosso trabalho.
Se tiver dúvidas, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp — nossos canais estão espalhados por todo o site.
Sou suspeito a falar, mas esse projeto é muito gratificante. Espero de verdade que alcancemos todos os nossos objetivos. Gratidão a todos por todo apoio sempre.
22/07/2025 21:04© 2025 Cão guiAmigo. Todos os direitos reservados.